terça-feira, 20 de novembro de 2018

III Encontro dos Povos do Espinhaço - 15 a 17 de novembro - 2018

O Grupo UNE esteve presente no III Encontro dos Povos do Espinhaço - Seminário do Saber Popular, em São Gonçalo do Rio das Pedras, entre os dias 15 e 17 de novembro. O Grupo participou das atividades propostas pelo evento, os integrantes tiveram a grata oportunidade de conhecer o município e suas riquezas naturais, além de viver plenos momentos de intercâmbio cultural (com pessoas de outros municípios – Belo Horizonte, Tabuleiro, Diamantina, etc. - e até mesmo outros países – Cuba, Alemanha, etc.) e debates sobre questões pertinentes à região –quilombolas, indígenas, meio ambiente, cultura, etc. Na sexta feira, 16, foram realizadas as Brincadeiras de Roda, com alegria, interação com o público e pedidos de bis. 
Agradecemos à Rede Espinhaço e ao Mateus Ribeiro, pelo convite. 

Síntese da participação: Por Ythalo Augusto. 

Chegamos, por volta das 13 horas do dia 15, em São Gonçalo do Rio das Pedras, sede do III Encontro dos Povos do Espinhaço. Fomos recebidos pela organização e levados à escola onde seria servido o almoço, logo após foi feita a abertura do encontro. Fizemos uma roda em torno de um pilão, foi então que Júlio Jarde, um dos organizadores, disse que iria fazer um momento para conhecer todos os convidados. Os escolhidos iam até o centro, batiam no pilão e eram jogados versos, em seguida todos se apresentavam, logo após as atividades de debate, fomos conhecer as belezas naturais – rios, cachoeiras e cada recanto do belo lugar. A noite do dia 15 começou com um intercâmbio de culturas alguns grupos fizeram apresentações e todos trocaram experiências. 

No dia seguinte, 16, teve a Rádio Tropeiro o espaço era cedido para quem quisesse se manifestar. Os integrantes: Ythalo, Jaqueline e Mateus, falaram um pouco dos trabalhos desenvolvidos em Turmalina. Jaqueline começou com um poema de autoria própria. Ythalo se pronunciou sobre os trabalhos desenvolvidos pelo UNE, frisou que o grupo completou 20 anos de história e que realiza vários projetos, tais como: Queima do Judas, Campanha do agasalho, Debates Políticos, além de ressaltar o trabalho de resgate com as danças de nossos antepassados como Brincadeiras de Roda e a Dança de Fitas. Apresentou também o Grupo ReAção Ambiental ReAção A. Silva e os projetos desenvolvidos: Revitalização da Várzea do Leandro, Túnel Verde e Sementes do Cerrado. Aproveitamos a oportunidade para convidar todos para prestigiar e participar das brincadeiras de roda que seriam apresentadas por volta das 21 horas. 
Mateus falou sobre o trabalho que desenvolve com jovens da zona rural, junto à Fetaemg. 
Logo após teve roda de conversa com quilombos sobre direitos e deveres das comunidades quilombolas, que durou todo o dia. 
À noite teve roda de tambores dos quilombos e de grupos vindo de BH. A apresentação das nossas Brincadeiras de Roda ocorreu com muita alegria, todos se divertiram conosco e até pediram "bis", o que foi prontamente atendido. 

No dia seguinte, 17, após o café participamos de uma roda de conversa com indígenas até a hora do almoço, logo após o almoço foi feita uma homenagem de despedida com palavras de elogio e incentivo aos Grupos UNE e ReAção Ambiental e, então retornamos a Turmalina. O encontro foi extremante rico e diverso. Várias outras atividades aconteceram paralelamente às que participamos. Agradecemos pela feliz oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário